Paradigma dos jogos cooperativos: o círculo em vez do triângulo

A maioria dos jogos cooperativos são jogados em círculo, e no caso da prevenção do bullying convêm que os educadores, professores ou as técnicas de educação vão trocando os lugares em que as crianças se vão sentando, de modo que estas possam interagir com diferentes colegas. 

Mesmo quando os seus participantes não estão num círculo, os jogos cooperativos ainda envolvem um círculo, por causa da sua simbologia. Enquanto num triângulo há uma posição no topo, num círculo todos os pontos são iguais. Ou seja, no paradigma do círculo não há estruturas hierárquicas. 

Referências utilizadas neste artigo:

Farinha, J. (2006). Manual Pedagógico - Psicologia da Educação — para uma abordagem ecossistémica da relação educativa. CURSO DE EDUCADORES DE INFÂNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - Universidade Do Algarve.

(Fonte da Imagem: https://www.istockphoto.com/pt/ilustra%C3%A7%C3%B5es/children-sitting-in-circle)

Comentários