Exemplos de técnicas e jogos cooperativos que previnem e regulam os comportamentos agressivos e passivos (Bullying) - Atividades 5, 6, 7 e 8
Atividade 5 – Jogo da mímica / Roda da História
Esta atividade é composta por dois jogos. No primeiro jogo o profissional de educação (o professor, educador, o técnico de educação, etc) explicam brevemente a importância que a comunicação não-verbal tem na comunicação pessoal. Depois uma criança escolhe um cartão onde está escrita uma palavra e terá que fazer gestos que transmitam informação acerca desta palavra, de modo que os seus colegas possam adivinhar de que palavra se trata. A criança que acertar será a próxima a jogar e por aí adiante. Depois até as próprias crianças podem contribuir para o jogo, adicionando as palavras que quiserem. Este jogo realça a importância da comunicação não verbal.
No segundo jogo, é pedido a uma das crianças que comece uma história que os seus colegas terão que continuar, a história terá que ter princípio, meio e fim, e um sentido, além de também ter que ser coerente.
Os objetivos de ambos os jogos são conscientizar as crianças acerca dos diferentes modos de comunicação e da importância da comunicação não-verbal enquanto um meio válido para transmitir informações. Pretende-se que elas consigam transmitir mensagens através da linguagem não-verbal. Também se pretende que as crianças tenham mais interação com todos os seus colegas, e que desenvolvam espírito de equipa. Outro objetivo desta atividade é permitir que as crianças fortaleçam a imaginação e a criatividade. Os materiais necessários para a realização desta atividade são cartões com palavras.
Atividade 6 – “O navio regressa ao porto”
Esta atividade consiste em dividir as crianças em duas equipas, não com objetivo de competirem, mas sim de conseguirem funcionar enquanto grupo e desenvolverem as capacidades de cooperação e organização intra-grupal. Uma criança é escolhida para fingir que é um “navio” e que quer chegar ao “porto”. A criança é colocada longe dos seus colegas, de olhos vendados. O resto dos participantes do jogo terão que estar em diferentes lugares longe dela, de modo a fingirem que são obstáculos que o navio terá que enfrentar se quiser chegar ao seu destino. Cada um deles terá que fazer um barulho para o navio afastar-se, para ser mais fácil, um grupo pode por exemplo bater palmas, enquanto o outro bate os pés. Esta atividade tem como objetivo estimular o tacto e a audição das crianças, permitir o desenvolvimento de aptidões como a atenção e a concentração e permitir que as crianças aprendam a funcionar e a organizar-se em grupo. Os materiais necessários para esta atividade são vendas para os olhos.
Atividade 7 – “Jogo dos Valores”
Esta atividade consiste em dividir as crianças em dois grupos, não com objetivo de competirem, mas para cooperarem na descoberta de significados. São distribuídos cartões pelas crianças onde em uns estão escritos valores, noutros os seus significados e em outros, os seus antónimos. As crianças terão que tentar perceber quais os significados e os antónimos de cada valor. No final do jogo o profissional de educação (o professor, educador, o técnico de educação, etc) conversa com as crianças acerca dos resultados do jogo e acerca das dificuldades que aconteceram ao longo do mesmo. Os objetivos desta atividade são ensinar às crianças os significados de alguns valores, assim como os seus antónimos e dialogar com elas acerca dos mesmos. Assim como desmitificar alguns conceitos. Os materiais necessários para esta atividade são os cartões com os valores, os significados e os antónimos escritos.
Atividade 8 - “Role-play” sobre a resolução de conflitos
Esta atividade consiste em treinar a capacidade de resolução de problemas. É apresentado um problema aos alunos para o qual os mesmos terão que encontrar uma solução. O profissional de educação (o professor, educador, o técnico de educação, etc) escolhe cinco alunos aos quais pede para apresentarem uma solução para uma determinada situação-problema. Os restantes alunos terão que desempenhar o papel de “juízes” ou seja, analisar a solução que os colegas escolheram, as reações dos mesmos, e as suas posturas perante o problema.
Um exemplo de um problema poderá ser: “Roubo na escola - O Caetano foi roubado. O roubo foi feito durante o recreio da manhã do dia anterior. A Margarida estava responsável pelo recreio. Foi roubado o saco do lanche que tinha 20 euros para pagar a excursão. Ninguém viu quem foi, ninguém reconhece a culpa, o lanche e o dinheiro não aparecem. O Caetano, que foi roubado, acusa o Jonas que habitualmente cria conflitos dentro da escola. O Marco garante a pés juntos que não foi o Jonas. O Sr. Ísaias, pai do Jonas, vai à escola. O caso está entregue à professora” (Adriana F. P. Custódio, 2016).
Os objetivos desta atividade são permitir que os alunos desenvolvam a sua criatividade e a capacidade de improviso. Além disso, pretende-se que aprendam competências de resolução de conflitos de modo assertivo assim como boas estratégias comunicativas e de tomada de decisão. Também deseja-se que os alunos consigam interagir uns com os outros de modo saudável. Os materiais necessários para esta atividade são folhas, esferográficas e uma situação problema.
Referência utilizada neste artigo:
Jogos Pedagógicos - Intervenção Bullying. Sites.google.com. (2010). Disponível em https://sites.google.com/site/intervencaobullying/jogos-pedagogicos.
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