Exemplos de técnicas e jogos cooperativos que previnem e regulam os comportamentos agressivos e passivos (Bullying) - Atividades 2, 3 e 4
Atividade 2 – Histórias de Bullying
Distribui individualmente pelos alunos uma ficha de “Histórias de bullying” onde eles irão contar as suas próprias experiências em situações que envolvem comportamentos agressivos e/ou passivos. Por exemplo, situações em que alguém foi vítima, em que alguém teve um comportamento agressivo para com outra pessoa, em que alguém testemunhou uma atitude de bullying e não agiu para que a mesma terminasse, ou quando alguém atuou perante esta situação. No entanto sem indicar o nome das pessoas envolvidas nas situações. Depois das crianças escreverem as suas histórias, são divididas em grupos e um elemento de cada grupo conta algumas histórias. As histórias são discutidas através do diálogo e o profissional de educação (o professor, o educador, o técnico de educação, etc) faz perguntas refletivas do género “Ouvimos histórias sobre pessoas que tiveram comportamentos de bullying com outras pessoas?”; “Como é que essas histórias vos fizeram sentir?”; “Se vissem ou ouvissem alguém a ser vítima de bullying, o que fariam?” (Adriana F. P. Custódio, 2016). Outra opção para esta atividade pode ser criar uma história acerca de uma personagem que sofreu bullying e dar a conhecer às crianças essa história, pedindo que as mesmas a completem.
Os objetivos de ambas as versões desta atividade são fazer as crianças refletirem acerca dos seus atos para com os outros, distinguir as várias formas de agressão, e conhecer os diferentes papéis numa situação de bullying: agressor, vítima, observador passivo ou ativo. Os materiais necessário para a realização desta atividade são materiais de desenho e uma folha personalizada.
(Fonte da imagem: Paulico Custódio, A. (2016))
Atividade 3 – “Menino dos Sentimentos”
Esta atividade consiste em auxiliar os alunos a definirem os seus sentimentos, associando expressões faciais aos mesmos. O “menino dos sentimentos” é um desenho de um rosto de um menino que vai alterando as suas expressões à medida que se mudam as folhas. O profissional de educação (o professor, educador, o técnico de educação, etc) conta uma história de um menino que vai tendo vários acontecimentos no seu dia e vai alterando as suas expressões faciais consoante estes acontecimentos. Quando a história termina, é repetida mais uma vez e as crianças vão registando numa ficha o sentimento que corresponde a cada expressão facial (por exemplo, feliz, triste, zangado). Esta atividade tem como objetivo que as crianças consigam reconhecer os vários sentimentos e ampliem os seus vocabulários de sentimentos (por exemplo como palavras como irritado, sereno, ansioso, alegre, entre outras). Os materiais necessário para a realização desta atividade são o menino dos sentimentos, uma história e folhas onde as crianças possam fazer registos.
(Fonte da imagem: Paulico Custódio, A. (2016))
Atividade 4 – Cartaz de “Como te sentes”
Esta atividade completa a atividade do “menino dos sentimentos” e consiste em elaborar um cartaz onde as crianças possam todos os dias colocar um pauzinho com os seus nomes em uma das várias bolsinhas que representam sentimentos. Assim, o objetivo é que as crianças podem diariamente identificar como se sentem e assim refletirem acerca dos seus próprios sentimentos e também terem mais atenção aos sentimentos dos colegas. Os materiais necessário para a realização desta atividade são um cartaz com bolsinhas, e pauzinhos com o nome das crianças.
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