Exemplos de técnicas e jogos cooperativos que previnem e regulam os comportamentos agressivos e passivos (Bullying) - Atividade 1

Embora nos jogos cooperativos os resultados não terem o mesmo peso que nos jogos competitivos, é importante que os seus participantes entendam as estruturas e as regras destes jogos. Na aprendizagem transmitida através dos jogos cooperativos está incluso um conjunto de regras sociais e um código de conduta. As crianças aprendem assim a terem uma conduta positiva, por exemplo, a ser boas umas para as outras. A verdade é que as crianças terão mais facilidade em ajudar-se entre si se sentirem que pertencem à mesma equipa. Independentemente da idade das crianças, ao participarem em jogos cooperativos elas sentirão o espírito da união e não da competição, o que promove a solidariedade e atenua atos agressivos.  E os jogos cooperativos são um dos melhores meios para envolver os alunos completamente – mente, mãos e coração.

Atividade 1 – Diálogo sobre o que é o bullying, com o auxílio de desenhos animados 

Esta atividade consiste em apresentar às crianças vídeos acerca do bullying, da amizade verdadeira, da inclusão, da solidariedade, e da importância de trabalhar em grupo. Depois através do diálogo é feita uma reflexão tendo em conta a partilha opiniões acerca das ideias presentes nos vídeos. Esta atividade tem como objetivo transmitir valores e sensibilizar as crianças. Assim como dar a conhecer em que consiste o bullying, quais são as diferentes formas de agressão e as consequências das mesmas. Os materiais necessário para a realização desta atividade são um computador, colunas, um projetor, e os vídeos.  

Referência utilizada neste artigo: 

Paulico Custódio, A. (2016). PREVENÇÃO DO BULLYING EM CONTEXTO ESCOLAR - A Sala de Aula sem bullying (Mestrado). Instituto Superior de Educação e Ciência.

Exemplos de vídeos do youtube que podem ser utilizados nesta atividade: 












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