A dinâmica de grupo é um trabalho prático de sensibilização que promove o maior numero de pessoas num processo de aprendizagem.
As dinâmicas de grupo fazem parte da aprendizagem participativa e podem ser divididas em duas categorias enriquecimento interpessoal e interesse informativo.
Cada dinâmica possui uma estrutura própria que deve ser adaptada aos grupos, aos objetivos e ao processo de aprendizagem, contudo deve ser capazes de promover a reflexão para os participantes para que estes possam repensar as suas posições, processos da vida e preconceitos, e ao mesmo tempo prazerosas.
As dinâmicas de enriquecimento interpessoal tem como principal fim o desenvolvimento de inter-relações através da interações positivas dos alunos.
Enquanto que as de interesse formativo consolidam algumas informações para formação do educador, que permite a compreensão, e a adequação de comportamentos profissionalmente em relação aos participantes.
Relativamente aos participantes são todos os alunos coordenados pelos psicólogos e orientadores.
Referência utilizada no artigo: Vitiello, N. 1997, Manual de Dinâmica de grupo, sociedade brasileira de sexualidade humana.
Comentários
Enviar um comentário